sexta-feira, 18 de maio de 2012

TERRÁRIOS (TERRARIUMS) OU JARDINS DE VIDRO - Deixe-se transportar para esse mini mundo protegido e apaixonante !

TERRÁRIOS (TERRARIUMS) OU JARDINS DE VIDRO
* O QUE É UM TERRÁRIO ?
O TERRÁRIO se trata de um recipiente fechado (ou semi-fechado) onde se torna possível o cultivo de diversas espécies de plantas, tornando-se um belíssimo jardim em escala miniatura.
No TERRÁRIO reproduz-se a atmosfera quente e úmida das florestas tropicais, proporcionando às plantas condições ambientais favoráveis ao seu desenvolvimento, fazendo com que se tornem auto-suficientes, uma vez que a água e os nutrientes são constantemente reciclados dentro do recipiente de vidro. A água através da transpiração das folhas e da evaporação se condensa sobre as paredes de vidro, de onde escorrem de volta para a terra sendo novamente absorvidas pelas plantas. As regas são pouco freqüentes, uma vez que o TERRÁRIO permanece fechado a maior parte do tempo, isso significa dizer que sua manutenção e conservação é extremamente fácil !
O TERRÁRIO controla sua própria atmosfera, mantém o ciclo hidrológico e conserva a temperatura interior mais ou menos constante.  Apesar de confinadas no ambiente de um recipiente com limitações de espaço, quantidade de água e nutrientes no solo, as plantas crescem sadias e ordenadas dentro do TERRÁRIO. Ao alcançar o equilíbrio interno, o TERRÁRIO pode permanecer por muito tempo em ótimas condições decorando sua casa !
Adquirindo um TERRÁRIO, é possível desfrutar das belezas de uma pequena floresta, num ambiente fechado, que complementa com um toque de natureza qualquer canto de um ambiente.
* A ORIGEM DO TERRÁRIO :
Existem notícias de plantas em potes de vidro desde 500 A.C. Todavia, nos tempos modernos, foi na Inglaterra, em 1827, que um médico inglês, o Dr. Nathaniel Begshaw Ward descobriu acidentalmente que avencas podiam crescer dentro de algumas garrafas. Fez experimentos com outros tipos de plantas e divulgou amplamente sua descoberta em 1842, num livro intitulado “On The Growth of Plants in Closely Glazely Cases”. Imediatamente se reconheceu a utilidade dessas garrafas (ou caixas wardianas) contendo plantas que logo serviriam para o transporte de plantas raras ou delicadas entre os continentes, em especial do Novo Mundo para a Europa com destino às plantações, coleções ou Jardins Botânicos. Assim as plantas poderiam chegar a salvo, mesmo em face das longas travessias marítimas.
* COMO FUNCIONA O TERRÁRIO ?
Sendo um recipiente fechado, o TERRÁRIO é peculiar na manutenção de suas condições atmosféricas. Em seu interior, o ciclo das chuvas é mantido, as plantas ficam a salvo das flutuações externas de temperatura e a umidade necessária se mantém estável. As plantas crescem, produzem novas folhas e galhos e aqueles substituídos são decompostos lentamente, reincorporando seus elementos ao solo. Isso indica, sem dúvida, a presença de fungos ou bactérias que atuam nessa decomposição. Entretanto, devido ao equilíbrio, todas essas presenças coexistem como fatores imprescindíveis à manutenção e desenvolvimento da vida no ambiente. Isso faz do TERRÁRIO um sistema auto-sustentável. A água do solo é absorvida pelas plantas e transpirada para o meio pelas folhas na forma de vapor d’água, que se condensa nas paredes do recipiente, escorrendo e retornando ao solo, sendo novamente absorvida pelas raízes das plantas. Esse é o ciclo hidrológico ou ciclo das chuvas, o que significa dizer que CHOVE NO TERRÁRIO !!!  Durante a noite as plantas inspiram o oxigênio disponível no ambiente e expiram o gás carbônico. Durante o dia elas inspiram o gás carbônico usado na fotossíntese, expiram oxigênio e transpiram água. O processo de fotossíntese fornece energia para a planta e a absorção de água e nutrientes serão utilizados na formação de seus diversos tecidos e crescimento.
Ao contrário do que possa parecer num primeiro momento, as plantas são beneficiadas pela clausura do TERRÁRIO, pois, os recipientes de vidro são uma espécie de refúgio para elas que ficam a salvo do vento, da poeira e da poluição. É um lindo e pequeno habitat a ser admirado e estudado ! Observar um TERRÁRIO é uma atividade relaxante.
DEIXE-SE TRANSPORTAR PARA ESSE MINI MUNDO PROTEGIDO E APAIXONANTE !
_____________________________
Referências/Fontes:
 - J.R. Araújo, Recife, Outubro, 2004.
- Terrariums & Miniature Gardens – by the Editors of Sunset Books and Sunset Magazine – Lane Magazine and Book Company, 1973.
- Pamela Westland – Terrariums- Chartwell Books – a Division of Book Sales, Inc. 1993.
- B. Tija e R.J. Black – Terrariums - Florida Cooperative Extension Service / Institute of Food and Agricultural Sciences / University of Florida – 1980/1988.

2 comentários: